Aula 4: Os Sacramentos

Na ordem da imagem: 
Batismo, Confirmação (Crisma), Eucaristia, Reconciliação (Confissão), Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio

PARTE I

Caro seminarista, o que você entende pela palavra ''Sacramento''? Venha entender melhor qual o significado, o que são, quais são e os seus efeitos na nossa caminhada cristã.
  • O que é Sacramento? Quais são seus efeitos?
A fim de cumprir a obra redentora da humanidade, Cristo deixou a Igreja, sinal visível da unidade e íntima comunhão do gênero humano com o Pai, para realizar a propagação do Evangelho e distribuir aos fiéis os sinais da salvação, isto é, os sacramentos instituídos por Ele. Neles, vê-se o desejo ardente de Cristo em salvar toda a humanidade, pois Ele é próprio mistério da salvação do mundo. Cada um destes sacramentos, Batismo, Eucaristia, Confirmação, Reconciliação, Matrimônio, Ordem e Unção dos Enfermos, se caracterizam como ''sinais e instrumentos pelos quais o Espírito Santo difunde a graça de Cristo, que é a Cabeça, na Igreja, que é seu Corpo'' (Catecismo da Igreja Católica, p. 223, núm. 774). Este mesmo Espírito que foi enviado aos apóstolos, deu nova vida à Igreja, fazendo-a nascer e se multiplicar por todo o globo terrestre por meio da missão apostólica. É por essa causa que em todas as liturgias se suplica a sua constante presença, para que assim como no cenáculo, o Espírito seja enviado e cause nos fiéis que são assistidos pelos sacramentos os propósitos pelos quais foram instituídos por Nosso Senhor. E o que são esses propósitos? Tais propósitos são as graças santificantes que esses sacramentos imprimem nas almas daqueles que os recebem dignamente, dando a eles vitalidade na caminhada cristã.

O primeiro sacramento da iniciação cristã é o Batismo, instituído por Cristo nas águas do Rio Jordão quando ao ser batizado pelo profeta e precursor São João Batista, santificou as águas e tornou-as próprias para batizar aqueles que desejam renascer com Ele para uma nova vida. O Batismo nos abre as portas do céu e imprime em nossas almas a dignidade de filhos de Deus e o caráter de cristãos. O segundo sacramento é a Eucaristia, Corpo de Cristo oferecido pela nossa salvação. A instituição de tão glorioso sacramento dá-se na Última Ceia quando Jesus toma o pão e o cálice, dá graças e dá aos seus discípulos. Também, nesta Ceia, se inicia o momento da Paixão do Senhor, sucedida pela sua Morte e Ressurreição. Esse evento é memorado em todas as celebrações da Igreja, mas sobretudo no Tríduo Pascal, três celebrações em uma só, assim como não se pode separar a Paixão da Morte e a Morte da Ressurreição. A Eucaristia e o Batismo brotam do Coração de Jesus que ao ser transpassado derrama Sangue e Água para a salvação do mundo, sinais da sua infinita misericórdia pela humanidade.

Também na Última Ceia, Ele instituiu o sacerdócio santo para que a sua obra não tivesse fim e se difundisse por todos os séculos, pois quis Cristo que a Igreja congregasse homens e mulheres ''de toda nação, raça, povo e língua'' (Ap 7,9). O sacramento da Ordem é a expressão de amor de Deus pela humanidade, deixando seus representantes difundirem o Santo Evangelho e a sua infinita misericórdia por meio dos sacramentos que curam e libertam.

Tal como Cristo está unido à Igreja e formam um só Corpo (Cf. Efésios), o Matrimônio é o sacramento da união entre o homem e a mulher, que se unem, em nome de Cristo, como uma só carne. A vocação matrimonial é de onde brotam todas as vocações da Igreja, pois é de lá que se inicia a caminhada cristã.

Nossa caminhada cristã é confirmada a partir do sacramento da Confirmação, momento em que o Espírito Salutar, aquele que pairava sobre as águas na criação do mundo (Cf. Gênesis), é enviado a nós como fora enviado aos apóstolos e ''falou pela boca dos profetas'' (Hb 1,1). Firmamos nosso compromisso com Cristo e sua Igreja a partir do sacramento da Confirmação, do qual é assinalado em nossas frontes em forma de cruz o óleo do Santo Crisma, consagrado na Missa matutina na Quinta-feira Santa.

O sacramento da Unção dos Enfermos é a presença amorosa de Cristo e de sua Igreja no auxílio aos doentes e padecentes, que na hora dolorosa e até mesmo uma prova da nossa fé, recebemos o conforto do sacramento da Cura. Anteriormente chamado de Extrema Unção, era considerado um sacramento para os que padeciam e estavam prestes a falecer. Porém, tornou-se o sacramento dos doentes e aflitos, que precisam do conforto na hora da doença. Este sacramento está ligado ao sacramento da Reconciliação, que foi instituído por Nosso Senhor quando deu aos apóstolos e discípulos o mandado de perdoar aqueles que desejavam ser perdoados. Esses dois últimos sacramentos são os sacramentos da insondável misericórdia de Cristo pela humanidade, pois perdoam e libertam suas almas da escravidão do pecado.

PARTE II

Após essa breve explicação do que são os sacramentos da Igreja, você sabe como eles são celebrados no Habbo Hotel? Aprenda agora sobre os principais sacramentos celebrados no Habbo Hotel.
  • Os Sacramentos na Igreja do Habbo.
Desde 2006, com a nossa fundação, este apostolado busca torna-se reflexo da Igreja da realidade (Cf. Concílio Vaticano II e de Jerusalém), sobretudo na liturgia. Embora por alguns anos a Igreja do Habbo Hotel tenha se distanciado da liturgia da realidade por considerar que isso maculava os sagrados mistérios celebrados, alterando até mesmo o rito da Santa Missa no Concílio Vaticano IV, o Concílio Vaticano V abriu as bortas da Igreja para um novo conhecimento litúrgico. No Habbo Hotel os sacramentos mais comuns de serem celebrados é o da Eucaristia, da Reconciliação, da Ordem e do Matrimônio, pois os outros sacramentos, embora muito importantes para evangelização, acabam não estando inseridos na realidade do Habbo Hotel. No entanto, isso não significa que o Batismo, a Confirmação e a Unção dos Enfermos não possam ser celebrados no Habbo, mas que apenas é mais rara sua ocorrência.

A Eucaristia no Habbo Hotel sempre foi tema de grandes debates em Concílios e Sínodos da Igreja, pois consideramos que ela é a fortaleza da Igreja nas adversidades dos tempos. O Concílio de Jerusalém é categórico ao considerar a Eucaristia a unidade da Igreja, pois é nela que todos nós, por um só rito, em comunhão com Cristo e reunidos pelo Espírito Santo, comungamos do Corpo e Sangue de nosso Senhor. 
''A fração do pão, isto é, a Eucaristia, é o centro da Igreja, pois ela é o próprio Jesus presente na espécie do pão. Na páscoa, a grande festa da vitória de Cristo, nasceu a Igreja; no tríduo sacro, onde por reverência e respeito faz-se a Ceia eucarística, a mesa do banquete eterno de Nosso Senhor, em que Ele mesmo declarou ''Fazei isto em memória de mim'', memoramos Sua agonia no Getsêmani, Sua sangrenta flagelação, Sua subida ao Calvário e Sua morte na Cruz. A eucaristia é a verdadeira Via-Sacra, contudo, ela é concreta, pois se realiza, realmente e presencialmente, o Santo Sacrifício. Desta forma, Cristo, pregado sobre a Cruz, gerou a Igreja em Seu peito, deu-nos Maria como Mãe e entregou Seu Espírito ao Senhor (Sl 30). Neste mistério de sacrifício, Cristo nos reconciliou com o Pai e nos livrou da condenação, sendo, portanto, nossa União com Deus. A Eucaristia nos reconciliou com Deus, ou seja, nos uniu. A Eucaristia é o sacramento do amor, da esperança, da presença e da unidade'' (Constituição Conciliar Predicate Evangelium, Cap. III, núm. 20; João Paulo VII, Pp.).

O sacramento da Reconcialiação (Confissão) é o momento de reconhecimento das nossas transgressões contra os mandamentos de Deus para obter, ''pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz'' (Rito para a Reconciliação individual dos penitentes, p. 37, núm. 46). Assim, a Igreja de Cristo presente no Habbo Hotel, chamada a ser reflexo da Igreja da realidade (cf. Constituição Apostólica Salus Animarum, Concílio Vaticano VII, Papa João II), realiza tal sacramento neste âmbito virtual na certeza de que, os sacertodes bem instruídos, ouvindo o que os fiéis confessam, possam direcioná-los como a Mãe Igreja pede. Ensina-nos o Concílio de Jerusalém que ''os clérigos são instruídos a orientar as pessoas de que, em caso de problemas reais, deve ser procurado um sacerdote real. Por isso mesmo, esta celebração, no Habbo Hotel, possui caráter de aconselhamento, informação e aproximação. Primeiramente para, de modo simples e eficaz, compreender as angústias dos jogadores, colocando-as em voga nas homilias e pregações do clero, realizando assim um conforto que tantos necessitam. Depois, em casos simples, naquilo que consiste ao jogo, aconselhar, sempre à luz do Evangelho e da Palavra de Deus, ações que estejam de acordo com os mandamentos instituídos pelo Senhor'' (Constituição Conciliar Indulgentiarum Doctrina, A Absolvição, núm. 9).

Além dos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação, o sacramento da Ordem sempre foi bastante debatido nesta Igreja, principalmente em cartas encíclicas que comentavam sobre as responsabilidades ineridas aos diáconos, presbíteros e epíscopos. Os diáconos, primeiro grau da Ordem, são os auxiliares dos padres e têm como tarefa a contínua pregação e proclamação do Santo Evangelho de Cristo. Os presbíteros são os ministros responsáveis pela administração dos sacramentos, sendo pastores da comunidade paroquial e cooperadores do Bispo local. O Concílio de Jerusalém afirma que os Padres são a demonstração real de que Cristo quer estar conosco e nos assistir com seu amor, elegendo homens para o ministério do serviço pela sua Igreja. Por fim, os Bispos são os sucessores dos apóstolos, agentes da missão apostólica e promotores da santidade. Eles realizam o pastoreio das ovelhas, sendo sinais do Cristo Bom Pastor. São os Bispos que pontificam as Dioceses e assistem o povo de Deus nas suas necessidades espirituais. No Habbo Hotel o sacramento da Ordem sempre foi o mais alavancado no clero, pois simboliza a continuidade da Igreja na sua missão evangelizadora, pois como a Igreja prosseguiria sem operários e pastores para guiarem o povo de Deus? Você, caro seminarista, ao assumir o compromisso de trilhar a caminhada para a ordenação, deverá estar ciente que será ministro servidor; não servirá às suas próprias vontades, mas a de Cristo, supremo Pastor de suas ovelhas. Abrace essa caminhada com amor!

Os demais sacramentos, embora importantes para a evangelização, não constam no magistério habbiano, impossibilitando esmiuçar seus efeitos em nosso apostolado. No entanto, podem e devem serem utilizados com forma de aproximação de você que agora se prepara para o ministério da Ordem com o povo que a ti será confiado após sua ordenação. Por exemplo, o batismo poderá ser conferido sempre na paróquia principalmente aos domingos. O sacramento da Unção dos Enfermos poderá ser conforto e um chamado dos doentes nos hospitais do Habbo Hotel para conhecerem a Igreja.