AULA 6: A MISSA - PARTE II
- Significado das cores e dos tempos litúrgicos.
Caro seminarista, queremos que você entenda que por Ano Litúrgico queremos dizer que é o período em que a Igreja celebra os sagrados mistérios da vida de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Este ciclo celebrativo é o calendário litúrgico da Santa Igreja, formado em torno de dois grandes ciclos: do Natal e da Páscoa do Senhor. O Ano Litúrgico tem seu início oficialmente no Primeiro Domingo do Advento e se encerra nas Vésperas do Primeiro Domingo do Advento do outro ano. A Solenidade que marca o quase-fim do Ano Litúrgico é a de Cristo Reino do Universo, último Domingo do Tempo Comum, onde exaltamos a exuberância e poderio de Jesus, princípio e fim de todas as coisas. Terminamos o Ano Litúrgico exaltando o Senhor da história e iniciamos na feliz espera do seu glorioso nascimento.
CICLO DO NATAL
ADVENTO: É onde o ano litúrgico tem o seu início. Compõe-se de 4 semanas. Começa 4 domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro. Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus.
Início: 4 domingos antes do Natal.
Término: 24 de dezembro à tarde.
Espiritualidade: Esperança e purificação da vida.
Ensinamento: Anúncio da vinda do Messias.
Cor: Roxa.
NATAL: 25 de dezembro. É comemorado com alegria, pois é a festa do Nascimento do Salvador.
Início: 25 de dezembro.
Término: Na festa do Batismo de Jesus.
Espiritualidade: Fé, alegria e acolhimento.
Ensinamento: O filho de Deus se fez Homem.
Cor: Branca.
TEMPO COMUM
1ª Parte – Começa após o batismo de Jesus e acaba na terça antes da quarta-feira de Cinzas.
Início: 2ª feira após o Batismo de Jesus.
Término: Véspera da Quarta-feira das Cinzas.
Espiritualidade: Esperança e escuta da Palavra.
Ensinamento: Anúncio do Reino de Deus.
Cor: Verde.
CICLO DA PÁSCOA
QUARESMA: Começa na quarta-feira de cinzas e termina no início do Tríduo Pascal, na Quinta-Feira Santa. Tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração. É um tempo de 5 semanas em que nos preparamos para a Páscoa. Não se diz “Aleluia”, nem se colocam flores na igreja, não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o Hino de Louvor. É um tempo de sacrifício e penitências, não de louvor.
Início: Quarta-Feira das Cinzas.
Término: Quinta-Feira Santa.
Espiritualidade: Penitência e conversão.
Ensinamento: A misericórdia de Deus.
Cor: Roxa.
PÁSCOA: Neste dia é celebrada a Instituição da Eucaristia e do sacerdote. Na sexta-feira celebra-se a paixão e morte de Jesus. É o único dia do ano que não tem missa. Acontece apenas uma Celebração da Palavra. No sábado acontece a solene Vigília Pascal. Forma-se então o Tríduo Pascal que prepara o ponto máximo da páscoa: o Domingo da Ressurreição. A Festa da Páscoa não se restringe ao Domingo da Ressurreição. Ela se estende até a Festa de Pentecostes. (Pentecostes: É celebrado 50 dias após a Páscoa. Jesus ressuscitado volta ao Pai e nos envia o Paráclito.)
Início: Domingo da Ressurreição.
Término: Solenidade de Pentecostes.
Espiritualidade: Alegria em Cristo Ressuscitado.
Ensinamento: Ressurreição e vida eterna.
Cor: Branca.
TEMPO COMUM
2ª Parte – Começa na segunda após Pentecostes e vai até o sábado anterior ao 1º Domingo do advento.
Início: Segunda-feira após o Pentecostes.
Término: Véspera do 1º Domingo do Advento.
Espiritualidade: Vivência do Reino de Deus.
Ensinamento: Os Cristãos são os sinais do Reino.
Cor: Verde.
Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/catequese/coroinha/apostilas/01/05.htm
CORES LITÚRGICAS
CORES LITÚRGICAS
São seis as cores usadas na liturgia católica dependendo do tempo litúrgico ou do tipo de celebração. São elas: VERDE, VERMELHO, ROXO, BRANCO, PRETO, RÓSEA e AZUL.
Observação: A cor “Azul” só é usada a critério do celebrante nas celebrações de Nossa Senhora. Pode ser usado o Branco no lugar do Azul. O Concílio de Jerusalém permite que no Brasil e em Roma se use Azul.
SIGNIFICADO E USO DAS CORES
VERDE: A cor verde simboliza a Esperança. Utiliza-se nas missas do Tempo Comum.
VERMELHO: O vermelho simboliza as línguas de fogo em Pentecostes e o sangue derramado por Cristo e pelos mártires. É usado no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor; na Sexta-feira Santa; no domingo de Pentecostes; nas celebrações da Paixão do Senhor; nas festas dos Apóstolos e nas celebrações dos Santos Mártires.
ROXO: Simboliza a penitência, contrição e conversão. É usado no Tempo do Advento e no Tempo da Quaresma, nas celebrações fúnebres, na celebração dos sacramentos da Reconciliação e da Unção dos Enfermos.
RÓSEA: Significa a alegria que está por chegar mas sem sair do clima penitencial que seus tempos proporcionam. A cor Rósea é usada em duas ocasiões no ano litúrgico: no Domingo Gaudete (3º Domingo do Advento) e no Domingo Laetare (4º Domingo da Quaresma).
BRANCO: Simboliza a alegria, a pureza e a vida eterna. O branco é usado nas missas do Tempo Pascal e do Natal do Senhor; nas solenidades, festas e memória dos santos; na celebração do Batismo, da Crisma e do Matrimônio.
Observação: A cor Dourada (ou prata) também é substituta do Branco.
PRETO: É símbolo de luto, significando a tristeza da morte e a escuridão do sepulcro. É usado nas Missas pelos mortos.
AZUL: É utilizado nas missas em em honra a Virgem Maria. No Habbo, pode-se utilizar no Brasil.
ESTRUTURA DA IGREJA
O ALTAR
O Altar é o centro da Igreja, pois é nele que se realiza o banquete eucarístico, onde Jesus se oferece como vítima por nós ao Pai. O altar, ou mesa, deve ser feito de pedra ou de uma única pedra natural, mas por questões estruturais pode ser usada também outra matéria digna e sólida. Os altares fixos devem ser dedicados e os móveis, dedicados ou benzidos, de acordo com os ritos prescritos nos livros litúrgicos. O altar perde a dedicação ou bênção se tiver sido destruído em grande parte ou se for permanentemente reduzido a uso profano. No tempo do Advento ornamente-se o altar com flores com moderação que convém à índole deste tempo, de modo a não antecipar a alegria do Natal do Senhor. No tempo da Quaresma, no entanto, não é permitido adornar o altar com flores.
Fonte: Instrução Geral para a Celebração Sacramental no Habbo Hotel
A CRUZ
Segundo as normas litúrgicas a cruz deve sempre estar ou no altar ou ao seu lado durante a celebração da Eucaristia, pois nos recorda o mistério que está sendo celebrado. Fonte: Instrução Geral para a Celebração Sacramental no Habbo Hotel
O AMBÃO
O ambão é o local da proclamação das leituras bíblicas, sobretudo do Evangelho. O ambão pode ser colocado a direita, a esquerda, na frente ou atrás do altar, desde que possa ser facilmente visto por todos. Normalmente não esteja num nível mais elevado que o altar.
Fonte: Instrução Geral para a Celebração Sacramental no Habbo Hotel
A PIA BATISMAL
É o útero da Igreja, pois é de lá que os filhos de Deus renascem para vida e são libertos da escravidão do pecado original. Recomenda-se que haja uma Pia Batismal nas igrejas, sobretudo nas paróquias, a fim de lembrar a todos da importância do Batismo e da ressurreição do Senhor.
Fonte: Instrução Geral para a Celebração Sacramental no Habbo Hotel
O SACRÁRIO
O tabernáculo, ou sacrário, é o local onde se reserva as espécies eucarísticas, as hóstias, para que possam ser distribuídas aos fiéis. Deve-se ter o máximo cuidado com esse objeto. Segundo o costume tradicional, junto do sacrário deve estar continuamente acesa uma lâmpada especial com que se indique a presença de Cristo.
Fonte: Instrução Geral para a Celebração Sacramental no Habbo Hotel
OS OBJETOS LITÚRGICOS
A MATÉRIA
A matéria da celebração eucarística é composta pelo pão sem fermento e pelo vinho. A representação destas matérias se dá por alguns objetos:
Para a representação do cálice:
- Suco de Uva.
- Troféu clássico.
- Cálice Real Reino Coral.
- Cálice sagrado.
Para a representação da patena com o pão:
- Taça de leite.
- Pães e maças.
Fonte: Instrução Geral para a Celebração Sacramental no Habbo Hotel
Para a representação das âmbulas:
- Vaso de margaridas.
- Bento oriental.
- Outros.
Fonte: Instrução Geral para a Celebração Sacramental no Habbo Hotel
AS ALFAIAS
Infelizmente não há representação das alfaias litúrgicas, mas que elas nunca deixem de constar nos dizeres dos que preparam a mesa do altar, bem como durante o rito litúrgico:
- O sanguinho ou sanguineo é usado para a limpeza do cálice antes da deposição do vinho no ofertório, pelo presidente para a purificação dos dedos cada vez que tocar na sagrada hóstia, para enxugar o cálice após a purificação e os lábios dos que comungam no cálice.
- O corporal é usado para ser depositado sobre ele o pão e o vinho para a eucaristia, a fim de que nenhuma parcela caia e permaneça sobre a toalha do altar. É estendido na hora do ofertório e dobrado após a comunhão, ao fim das purificações.
- A pala permanece sobre o cálice durante toda a Oração Eucarística, ela impede que impurezas caiam dentro do cálice. A pala é colocada sobre o cálice após ele ser oferecido com a oração ''Bendito seja Deus...'', pode ser retirada para a Epiclese, deve ser retirada durante a consagração do vinho, colocada novamente após o vinho ser consagrado, logo que o sacerdote o depõe no altar. A pala também é retirada para a doxologia ''Por Cristo...'' e colocada novamente ao fim da mesma doxologia. A pala ainda é retirada no início da fração do pão. Ordinariamente o diácono fique ao lado do celebrante, para retirar e colocar a pala.
- O cálice pode ser coberto por um véu enquanto está na credência. O véu de cálice é retirado no ofertório e pode ser colocado novamente após as purificações.
Fonte: Instrução Geral para a Celebração Sacramental no Habbo Hotel
OS LIVROS
Nas solenidades, festas e aos domingos, bem como em ordenações e missas festivas, pode-se usar o Livro dos Evangelhos (Evangeliário), conforme o desejo do presidente da celebração. Antes do Evangelho ele permanece sobre o altar, e após o Evangelho permanece no ambão (exceto em ordenações diaconais e episcopais). Ainda sobre o altar, ou na estante, usa-se o Missal Romano. Este pode ser sustentado por um acólito ou pelo diácono durante as orações realizadas na cadeira presidencial. Do mesmo modo, no ambão permanece o lecionário, exceto quando este for ser trocado pelo Evangeliário para o Evangelho.
Fonte: Instrução Geral para a Celebração Sacramental no Habbo Hotel